quarta-feira, 9 de maio de 2012


Tarefa 2 - Cultivando a gentileza e a sensibilidade

2.1 - Organizar uma roda de leitura, declamação, dramatização de poesias, mímica, pensamentos, frases que traduzam amizade, alegria, afetividade, originando um momento de união e cordialidade entre alunos e professores. A poesia e as mensagens de incentivo devem ser colocadas em diferentes partes da escola, para serem visualizadas por todos que por ali passam. Palavras bonitas e delicadas se constituem em sementinhas que, regadas cotidianamente, frutificarão, enriquecendo e fortalecendo o nosso jeito cordial de ser e de viver.




TAREFA 2.1


   A equipe da Biblioteca da EMEF Anísio Teixeira  possui - deste 2011 - o Projeto Monitores, que consiste em treinar alunos para - no contraturno - auxiliarem nos serviços da biblioteca escolar, tanto no processamento técnico quanto na recepção  e também como coadjuvantes no atendimento ao público. 
   Entusiasmados com a perspectivas de passarem mais tempo na biblioteca escolar - que é um lugar que adoram - os alunos nem sempre têm idéia de toda as aprendizagens que desenvolverão. Embora aprendam e executem algumas técnicas ligadas à biblioteconomia, a função principal dos monitores exige deles a aprendizagem de lidar com o público de forma cordial e respeitosa. São eles que auxiliam na recepção das pessoas que adentram a biblioteca escolar, alcançando ou levando em mãos algum material, encaminhando algum aviso ou recado, buscando as turmas para o atendimento, recepcionando professores ou comunidade que chega em busca do acervo da biblio, compartilhando o espaço de trabalho junto com alunos e professores e auxiliando na manutenção da organização do espaço.
  O Projeto Monitores da Biblioteca, portanto, insere-se dentro da lógica de um verdadeiro projeto de Preparação para o Trabalho, uma vez que prepara os monitores para o atendimento ao público, na utilização da linguagem adequada e no deslocamento pelos espaços de forma racional e equilibrada.
  Aprendizagem árdua e gradual, visível contudo quando se confronta os momentos iniciais da monitoria com as atitudes com o passar do tempo.
  A evolução que os monitores apresentam com relação à utilização de fórmulas de cortesia e atitudes  de respeito e cortesia, enchem-nos de orgulho pelo trabalho de formação que realizamos.


    O grupo de monitores da biblioteca realizou este vídeo demonstrando o que é ser gentil e cordial, mostra toda a sensibilidade no contato com as pessoas, com amigos, colegas  e professores. Com este contato gentil com a comunidade escolar a nossa escola fica mais humana e feliz.



Créditos:
entrevistas: monitores da biblioteca: Agatha Fiorin, Laura Leite, Rafael , Eduardo Favin. Tiffani..
organização: Simone Grams Land- PET Letras
edição:  Ana Paula Vial _PET Letras
Coordenação: Cláudia Oberrather - bibliotecária; Ana Zatt - prof Português


Nenhum comentário:

Postar um comentário