PRIMEIRAS TAREFAS:
ATENÇÃO EQUIPE ANISIO EM AÇÃO
Objetivos:
* Despertar o
aluno para a importância das relações na vida em sociedade.
* Buscar
conscientizá-lo para a aprendizagem de maneiras de tratamento e interação social
que expressem delicadeza, simpatia para com o outro, resultando na arte de
tornar-se uma pessoa gentil e promotora de atitudes gentis, dando leveza e
harmonia aos ambientes por anda passa e age.
TAREFA 1 –
Refletindo sobre suas formas de se relacionar com os colegas e demais pessoas na
escola
Promover um
debate abordando as questões que seguem:
* Quando me
dirijo a professores, funcionários e colegas, utilizo palavras
gentis?
* Quando
preciso solicitar algo ou colocar uma situação de dificuldade que esteja me
preocupando, procuro conversar com as pessoas que poderão me ajudar a resolver o
meu problema ou adoto atitudes mais impulsivas que podem gerar conflitos e
acabar ocasionando problemas maiores?
* Como gosto
que as pessoas se dirijam a mim?
Após o momento
de reflexão, elaborar:
1.1 - um
painel representando o grau de gentileza do grupo participante da
reflexão. A equipe deverá usar sua criatividade para fazer esta
representação que poderá ser de diferentes formas (gráficos, tabelas ...).
1.2 - um
dicionário de palavras gentis e fraternas que devem fazer parte do universo das
expressões de tratamento no ambiente escolar e, consequentemente, na vida de
todos nós.
Pontuação
total da tarefa: 80 pontos
> 30 pontos para o momento de reflexão,
acompanhado pela representação do nível de gentileza do grupo
participante.
> 1 ponto,
por palavra colocada no dicionário, perfazendo um total de até 50 pontos para
esta tarefa.
Tarefa 2 -
Cultivando a gentileza e a sensibilidade
2.1 -
Organizar uma roda de leitura, declamação, dramatização de poesias, mímica,
pensamentos, frases que traduzam amizade, alegria, afetividade, originando um
momento de união e cordialidade entre alunos e professores. A poesia e as
mensagens de incentivo devem ser colocadas em diferentes partes da escola, para
serem visualizadas por todos que por ali passam. Palavras bonitas e delicadas se
constituem em sementinhas que, regadas cotidianamente, frutificarão,
enriquecendo e fortalecendo o nosso jeito cordial de ser e de viver.
Pontuação
da tarefa: 10 pontos técnica usada
10 pontos pela postagem
ATENÇÃO!!! Prorrogado
prazo limite de publicação da Tarefa 3 - 30/05/2012
Tarefa 3 -
Reivindicando pelo diálogo: desenvolvendo as relações pelo exercício dos
Direitos e Deveres
Como seres
essencialmente sociais que somos e vivendo organizados em pequenos e também
grandes grupos, como na família e na escola, por exemplo, a interação pelo
diálogo com o outro torna-se um fator fundamental para o alcance das soluções
necessárias a um convívio sadio, produtivo e promotor de realizações que
contribuem para a melhoria das condições de vida de todos. Faz parte do
compromisso educacional da escola proporcionar vivências que gerem experiências
construtivas no sentido de mostrar ao adolescente as formas democráticas de se
fazer ouvir num coletivo. Na interação democrática, vivenciamos o exercício dos
direitos e deveres com toda a capacidade de análise e reflexão que o
acompanha. Esta prática do diálogo é o caminho para alcançarmos
os nossos objetivos com consciência e fraternidade.
3.1 –
Criação do Grêmio Estudantil da Escola: primeira instância de exercício
democrático organizado
Pesquisar
sobre o que é, o que faz e como se constitui um Grêmio Estudantil.
Pontuação
da tarefa: 25 pontos
3.2 –
Instituir um Grêmio Estudantil em sua escola
Pontuação
da tarefa: 25 pontos
IMPORTANTE: A equipe deverá, além de realizar a tarefa,
registrar com fotos os vários momentos, postando no blog.
No momento da
postagem,
identificar com clareza as tarefas
para que seja possível avaliar o atendimento
das solicitações.
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