segunda-feira, 7 de maio de 2012

PRIMEIRAS TAREFAS:
ATENÇÃO EQUIPE ANISIO EM AÇÃO

Objetivos:

* Despertar o aluno para a importância das relações na vida em sociedade.

* Buscar conscientizá-lo para a aprendizagem de maneiras de tratamento e interação social que expressem delicadeza, simpatia para com o outro, resultando na arte de tornar-se uma pessoa gentil e promotora de atitudes gentis, dando leveza e harmonia aos ambientes por anda passa e age.


TAREFA 1 – Refletindo sobre suas formas de se relacionar com os colegas e demais pessoas na escola

Promover um debate abordando as questões que seguem:

* Quando me dirijo a professores, funcionários e colegas, utilizo palavras gentis?

* Quando preciso solicitar algo ou colocar uma situação de dificuldade que esteja me preocupando, procuro conversar com as pessoas que poderão me ajudar a resolver o meu problema ou adoto atitudes mais impulsivas que podem gerar conflitos e acabar ocasionando problemas maiores?

* Como gosto que as pessoas se dirijam a mim?

Após o momento de reflexão, elaborar:

1.1 - um painel representando o grau de gentileza do grupo participante da reflexão. A equipe deverá usar sua criatividade para fazer esta representação que poderá ser de diferentes formas (gráficos, tabelas ...).

1.2 - um dicionário de palavras gentis e fraternas que devem fazer parte do universo das expressões de tratamento no ambiente escolar e, consequentemente, na vida de todos nós.

Pontuação total da tarefa: 80 pontos

> 30 pontos para o momento de reflexão, acompanhado pela representação do nível de gentileza do grupo participante.

> 1 ponto, por palavra colocada no dicionário, perfazendo um total de até 50 pontos para esta tarefa.


Tarefa 2 - Cultivando a gentileza e a sensibilidade

2.1 - Organizar uma roda de leitura, declamação, dramatização de poesias, mímica, pensamentos, frases que traduzam amizade, alegria, afetividade, originando um momento de união e cordialidade entre alunos e professores. A poesia e as mensagens de incentivo devem ser colocadas em diferentes partes da escola, para serem visualizadas por todos que por ali passam. Palavras bonitas e delicadas se constituem em sementinhas que, regadas cotidianamente, frutificarão, enriquecendo e fortalecendo o nosso jeito cordial de ser e de viver.

Pontuação da tarefa: 10 pontos técnica usada

10 pontos pela postagem

ATENÇÃO!!! Prorrogado prazo limite de publicação da Tarefa 3 - 30/05/2012

Tarefa 3 - Reivindicando pelo diálogo: desenvolvendo as relações pelo exercício dos Direitos e Deveres

Como seres essencialmente sociais que somos e vivendo organizados em pequenos e também grandes grupos, como na família e na escola, por exemplo, a interação pelo diálogo com o outro torna-se um fator fundamental para o alcance das soluções necessárias a um convívio sadio, produtivo e promotor de realizações que contribuem para a melhoria das condições de vida de todos. Faz parte do compromisso educacional da escola proporcionar vivências que gerem experiências construtivas no sentido de mostrar ao adolescente as formas democráticas de se fazer ouvir num coletivo. Na interação democrática, vivenciamos o exercício dos direitos e deveres com toda a capacidade de análise e reflexão que o acompanha. Esta prática do diálogo é o caminho para alcançarmos os nossos objetivos com consciência e fraternidade.

3.1 – Criação do Grêmio Estudantil da Escola: primeira instância de exercício democrático organizado

Pesquisar sobre o que é, o que faz e como se constitui um Grêmio Estudantil.

Pontuação da tarefa: 25 pontos

3.2 – Instituir um Grêmio Estudantil em sua escola

Pontuação da tarefa: 25 pontos


IMPORTANTE: A equipe deverá, além de realizar a tarefa, registrar com fotos os vários momentos, postando no blog.

No momento da postagem,

identificar com clareza as tarefas

para que seja possível avaliar o atendimento das solicitações.

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