segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TAREFA 12- Manual Saúde

Alimentação Saudável no Inverno


     A ciência já provou que, em baixas temperaturas, as necessidades energéticas do organismo humano aumentam, em função da necessidade de se produzir mais calor e, conseqüentemente, manter a temperatura corporal normal.
Assim, é natural haver aumento do apetite e uma maior necessidade energética nos dias frios. Porém, é importante ter cuidado nos "exageros" típicos do inverno, principalmente naqueles muito calóricos e/ou ricos em gorduras.
Portanto, aumentar o consumo de alimentos neste período do ano indiscriminadamente pode ser perigoso, pois, não sabendo a necessidade real do organismo, pode se consumir alimentos em quantidades acima do necessário, resultando em aumento do peso corporal, podendo este ser prejudicial  para sua saúde e desempenho físico.
O mais conveniente e seguro é aumentar as quantidades de alimentos que não contêm muitas calorias e, principalmente, os que têm pouca gordura.
Como exemplo, pode-se aumentar as quantidades dos laticínios (queijos brancos, leite, iogurte etc) com baixo teor de gorduras e açúcares e as quantidades dos legumes e verduras, desde que preparados com pouco óleo. Produtos ricos em fibras podem ser mais utilizados nesse período (exemplos: pão integral, arroz integral, granola, flocos de cereais sem açúcar etc), pois têm um maior poder de saciedade (prolongam a sensação de "estômago cheio").

O inverno é o momento ideal para se abusar das sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos (ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia, trigo para quibe, etc). Sopas de legumes com grãos são uma excelente opção de jantar para as noites frias, acompanhando-as com torradas e queijo branco. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo. É importante não abusar da quantidade de óleo para o preparo das mesmas.
Aumentar o consumo de legumes e verduras nessa época é bastante desejável, pois os mesmos são fontes de vitaminas e minerais importantes para o organismo, e que ajudam na prevenção das gripes e resfriados comuns no inverno. Frutas também podem ser utilizadas para esse fim.
Finalizando, lembramos que é importante manter a hidratação do corpo também no inverno. É comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesse período do ano, o que não é desejável. A necessidade de água pelo organismo é de, no mínimo, 1,5 litro por dia, considerando-se todo o líquido ingerido (água, sucos etc). Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessitará também de água para esse fim.
Resumindo, é importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal.  

RECEITAS

-O chocolate quente pode ser substituído por chá com adoçante ou, então,preparado com leite desnatado light ou diet; Procure não abusar nas quantidades, pois as calorias dos alimentos consumidos no inverno (sopas, cremes e queijos) já são naturalmente altas;
-Os chás são ótimas opções para aumentar a temperatura do corpo. Convém consumir com adoçante.


- Produtos ricos em fibras podem ser mais utilizados nesse período (exemplos: pães integrais, arroz integral, flocos de cereais sem açúcar e aveia), pois possuem maior poder de saciedade.


- Mantenha o consumo de saladas, grelhados e frutas. Eles fornecem vitaminas, fibras e minerais importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário