segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TAREFA 10- Problemas de saúde de inverno em Porto Alegre






DOENÇAS DE INVERNO:

Resfriado, rinite, asma, amidalite,... enfim, diversas doenças como estas são comuns com a chegada do frio. No entanto, os especialistas alertam que elas podem aparecer em qualquer época do ano. Mas é no inverno que elas podem ficar mais freqüentes. Isso porque, com o frio, a tendência é manter janelas e portas fechadas, o que possibilita um ambiente favorável à transmissão de doenças.

1-GRIPE

Apesar de alguns sintomas em comum, existe uma diferença importante entre gripes (infecção pelo influenza) e resfriado (infecção por vírus mais simples, como coxsakie e rhinovírus, que costumam causar somente sintomas leves e restritos a cabeça e pescoço). A gripe é uma condição sistêmica, que causa febre alta, dor muscular, mas que existem vacinas para preveni-las. “O problema é que o vírus influenza tem uma capacidade notável de sofrer mutações, e, além disso, pode se apresentar em diversos subtipos diferentes. Ou seja, a vacina pode não ser suficiente para prevenir a doença, mas reduz a possibilidade do
contágio pelos tipos mais frequentes deste vírus

2-Asma: comum em crianças, mas também presente em adultos é uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. 

3- Amidalite: é uma inflamação das amídalas causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre e mau hálito.







4- Bronquite: inflamação dos brônquios que impede a chegada do ar aos pulmões. Seus principais sintomas são tosse seca com chiado seguida por tosse com catarro.



5- Dor de ouvido ou otite: muito comum em crianças e, normalmente, causada por vírus e bactérias que infectaram a garganta e migraram até o ouvido.

6- Pneumonia: é uma infecção aguda dos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos. Ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou crise das “bronquites fortes”.

7- Rinite: é a mais comum das doenças alérgicas causada pela inflamação ou irritação da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

8- Sinusite: é a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas que provocam dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.

Como se prevenir dessas doenças?

- Beber bastante líquido.

- Não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória).

- Comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola.

- Manter limpas as roupas de cama, principalmente cobertores e edredons.

- Lavar, secar e arejar bem as roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de serem utilizadas

- Evitar lugares fechados e pouco arejados.

- Evitar o cigarro.





- Secar roupas ao sol.

- Lavar as mãos com freqüência.

- Fazer a vacinação anual contra gripe, que diminui a gravidade da gripe e as chances de complicações por óbito (vacinação não é indicada para crianças com menos de 6 meses e indivíduos com relatos de choque anafilático à proteína de ovo de galinha, que é utilizado na produção da vacina). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário