segunda-feira, 25 de junho de 2012

Objetivo: desenvolver a consciência de que o patrimônio escolar não é apenas uma construção material. Ele é muito mais que isso: é a nossa segunda casa, representa a nossa identidade, como grupo social que ali vive e interage. A nossa escola tem que ter a nossa cara.
Tarefa 4 – ESPELHO, ESPELHO MEU...
Faça uma reflexão sobre a sua escola. O que o espelho lhe responderia? Que ela é bonita, que ela é colorida, que ela está cuidada?
Sabemos que um patrimônio, às vezes, pode não se encontrar em um estado muito bom, por ações naturais, do tempo que causa desgaste aos materiais. Contudo, em muitas ocasiões, um patrimônio pode não estar bem por descuido nosso. Há muitas atitudes que devemos ter e nem sempre as temos. Pense nisso! Olhe para sua escola e veja o que pode ser feito para melhorá-la, cada vez mais.
Após o momento de reflexão:
4.1 -   converse sobre a importância dos cuidados com o ambiente e  faça movimentos de conscientização sobre os diferentes cuidados que devemos ter com ele, organizando uma faixa ou distribuindo panfletos ou realizando reuniões com a Comunidade Escolar.
PONTUAÇÃO: 20 pontos
 4.2 - promova ações que desenvolvam cuidados com o patrimônio escolar:
     4.2.1 "Pintura": torne sua escola colorida e alegre pintando painéis, embelezando muros, portas, o que for possível;
    4.2.2 "Jardinagem": construa canteiros plantando flores, folhagens, hortas, árvores...
    4.2.3 "Reconstrução ou reforma de espaços escolares": reconstrua bancos ou construa espaços de lazer com criatividade e ajuda de todos. Cuide da manutenção do espaço escolar: que ele esteja sempre limpo e saudável para o bem estar de todos.  
PONTUAÇÃO: 20 pontos para cada tipo de ação implementada na escola

Tarefa 5 – CUIDANDO O DESPERDÍCIO E A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
Monte uma equipe em parceria com o Grêmio Estudantil, devendo esta elaborar um plano de ação, com o objetivo de orientar e fiscalizar sobre importantes atitudes no contexto escolar:
- a racionalização do uso da água, cuidando da manutenção de torneiras e do correto fechamento das mesmas após seu uso;
- a verificação das luzes e os equipamentos após utilização observando se foram desligados e devidamente guardados ao término das atividades nos diferentes ambientes da escola;
- a cooperação com a limpeza geral dos espaços escolares, atentando para orientações tais como: "se sujar, limpe", "se abrir portas e janelas, feche-as ao sair", "se produzir lixo, realizando as atividades escolares ou participando de refeições, coloque este lixo na lixeira".
 O plano de ação deverá ser implementado pela Equipe e registradas as ações desta nas ações de conscientização. O Mascote da Equipe poderá ser incluído nos momentos de divulgação destas ações.
PONTUAÇÃO: 30 pontos para montagem e atuação da equipe fiscalizadora.

Tarefa 6 – ENTREVISTANDO A COMUNIDADE
Entreviste um membro da comunidade escolar e apresente seu depoimento sobre as ações desenvolvidas para tornar a escola um espaço de trabalho e alegria.
PONTUAÇÃO: 10 pontos
  IMPORTANTE: A equipe deverá, além de realizar a tarefa, registrar com fotos os vários momentos, postando no blog. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário